amparo | você no controle

Aprenda a conviver com sua doença crônica

Mesmo com as limitações impostas pela sua condição

Saiba mais

Assistindo o vídeo abaixo:

O que é o amparo?

O amparo é um treinamento multimídia realizado através da internet, de onde você estiver, com duração total de 6 semanas. O treinamento contém 7 módulos com várias vídeo-aulas, além de exercícios e resumos em PDF (que você pode imprimir se desejar). Eu vou te acompanhar de perto e estarei totalmente presente ao longo do decorrer do treinamento para te ajudar com o que você precisar.

O que vou aprender?

Você vai aprender valiosas técnicas de psicologia e medicina do comportamento que vão te ajudar a colocar em prática hábitos saudáveis dos mais diversos, com maior facilidade.

O objetivo é te ensinar a auto-gerenciar a(s) sua(s) doença(s) crônica(s) e manter sua independência mesmo com suas limitações. São habilidades que você poderá levar para a vida toda.

Só você é capaz de controlar sua saúde. Meu objetivo é fornecer as ferramentas para você conseguir isso!

Para quem o amparo foi feito?

Portadores de qualquer doença crônica podem participar do amparo. Por dois motivos:

1

A maior parte das pessoas têm mais de uma doença crônica

Por isso, participar de algum tipo de treinamento para uma doença em específico não vai te ajudar com todos os aspectos da sua vida. Por isso, fizemos o amparo: para te ajudar a cuidar da sua saúde de maneira integral.

2

Doenças crônicas diferentes podem ter sintomas semelhantes

Mesmo que as causas e as formas como essas doenças crônicas afetam seu corpo sejam diferentes. Por exemplo: tanto a Fibromialgia como a Artrite Reumatoide causam dor crônica; a Depressão, assim como a DPOC, podem trazer problemas do sono. Por isso, o amparo vai te ensinar habilidades importantes para que você saiba responder à sua condição de saúde e resolver problemas diariamente.

Conteúdo do treinamento

Aula 1.1. A importância de praticar

Aula 1.2. Solução de problemas

Aula 1.3. Tomada de decisões

Aula 1.4. Planos de ação em saúde

Aula 1.1. A espiral de sintomas

Aula 1.2. Dor crônica

Aula 1.3. Falta de ar

Aula 1.4. Insônia

Aula 1.5. Cansaço e fadiga

Aula 1.6. Depressão

Aula 1.7. Raiva

Aula 1.8. Incontinência Urinária

Aula 1.1. O que é uma alimentação saudável?

Aula 1.2. Entenda o metabolismo e o conteúdo dos alimentos

Aula 1.3. Relação entre alimentação, excesso de peso e doenças crônicas

Aula 1.4. Alimentos processados, calorias vazias e o papel das fibras

Aula 1.5. A queda de braço entre estresse oxidativo e antioxidantes

Aula 1.6. Como definir uma meta alimentar

Aula 1.7. Como comer porcaria do jeito certo!

Descubra o impacto da prática de atividades físicas regulares no controle dos seus sintomas e da sua saúde, de maneira aprofundada.

Entenda melhor sobre os limites que sua doença crônica impõe sobre você e risco x benefício de se exercitar.

Aprenda a diferenciar sintomas graves dos pouco importantes durante a atividade física e quando procurar auxílio médico.

Conheça técnicas que vão te ajudar tanto a entrar em uma nova rotina de exercícios como a manter-se nela por mais tempo. Veja também como lidar da melhor maneira com recaídas ao sedentarismo.

Aprenda a usar técnicas de relaxamento e outras maneiras de dirigir seus pensamentos em prol da sua saúde.

Saiba como os medicamentos agem no seu corpo, qual a forma correta de tomá-los, como lidar com efeitos colaterais. Aproveite seus benefícios e reduza seus prejuízos de maneira considerável.

Desenvolver comunicação com seus familiares, colegas de trabalho, amigos e profissionais da saúde pode te ajudar e muito no seu tratamento.

Conheça técnicas simples para aprimorar isso e comunicar-se de modo eficiente.

Entenda como se preparar para uma consulta médica para aproveitar o já pequeno tempo que temos à disposição juntos no consultório.

Sobre o Instrutor

Dr. Alan Christian Niemies - CRM-PR 37.611

Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Desde muito novo, sou apaixonado pela internet e pelo potencial que ela nos oferece como meio de acesso à informação e ao conhecimento (desde que bem utilizada). Desenvolvi em 2012 o portal MedSimples, objeto do meu Trabalho de Conclusão de Curso durante a Universidade e obra que frutificou desde então, recebendo hoje milhares de visitantes diariamente em busca de informações sobre saúde com embasamento científico. Desde o início da minha (ainda breve) experiência como médico, noto uma dificuldade que passo com meus pacientes: não temos (nem de longe) tempo suficiente para sanar todas as dúvidas e dizer tudo o que precisamos para que o portador de alguma doença crônica controlar a sua saúde: simplesmente não há tempo hábil para isso! Pensando nessa dificuldade que eu e muitos outros médicos passam por esse sofrimento diariamente, desenvolvi o treinamento amparo: para dizer tudo o que gostaria e que não posso em uma simples consulta.

Dúvidas Frequentes

Para participar do treinamento amparo é muito simples. Basta ter uma conta de e-mail e um computador com conexão de internet. Caso não tenha e-mail, você pode criar uma conta de e-mail clicando aqui. Através do e-mail você receberá notificações em relação a o que deve fazer durante o treinamento, bem como um aviso quando novas aulas do treinamento são liberadas.

O pagamento do treinamento amparo é realizado através do PagSeguro, a empresa líder no mercado brasileiro em meios de pagamento online. Com o PagSeguro, além de segurança e privacidade da maior empresa de pagamentos do Brasil, você tem à disposição mais de 25 meios de pagamento, incluindo:

  • Cartão de crédito com parcelamento em até 12x
  • Boleto
  • Débito online através dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Banrisul
  • Depósito em conta Banco do Brasil

 

O valor do curso está atualmente fixado em R$249,00, podendo ser parcelado em até 24x através do PagSeguro.

Claro. O PagSeguro, sistema de pagamentos utilizado pelo treinamento amparo, oferece outras opções de pagamento para quem não tem cartão de crédito, como boleto bancário e depósito direto em conta do Banco do Brasil.

Sim. Você pode realizar o parcelamento do valor integral do treinamento em até 12 vezes no cartão de crédito pelo PagSeguro.

Sim. O sucesso do treinamento amparo depende da sua interação ao longo do curso. Se você não gostar das informações que te oferecemos ou achar que o treinamento amparo não serve para o seu caso, você terá direito ao reembolso do valor pago pelo treinamento. Basta enviar um email à nossa equipe no prazo de 15 dias do decorrer do início das aulas da sua turma e seu dinheiro será devolvido integralmente.

Portadores de qualquer tipo de doença crônica podem se beneficiar com o amparo. Além destes, profissionais da área da saúde como médicos(as), enfermeiros(as), nutricionistas, psicólogos(as) e profissionais da educação física, que atendam doentes crônicos, podem adquirir conhecimentos úteis e que se traduzirão em um melhor manejo desse tipo de paciente, podendo adaptar as ferramentas do curso para sua prática clínica diária.

Você será acompanhado(a) de perto por mim, dr. Alan Niemies ao longo de todo o treinamento. Estarei disponível para resolver suas dúvidas e te ajudar da melhor maneira possível durante as 6 semanas do treinamento. Além disso, a cada duas semanas, vou revisar a sua evolução durante o amparo e fornecer recomendações úteis especificamente para o seu caso.

O treinamento amparo é diferente de qualquer outro curso sobre saúde para o público em geral na internet, porque te acompanha de perto e o sucesso do seu treinamento depende da interação com a comunidade. Para que possamos manter a qualidade do treinamento, existe um limite de 90 alunos realizando o treinamento juntos. A partir da sua compra, você receberá o primeiro módulo do treinamento de imediato a partir do dia 04 de Novembro de 2018.

Após efetuar a sua compra e verificarmos seu pagamento, você receberá um e-mail de confirmação. Antes de iniciar a turma (no dia 04/11/18), você receberá orientações por e-mail e deverá preencher um formulário dentro do amparo.

Este formulário é importantíssimo e servirá como base para que nós possamos entender suas doenças, seus sintomas e as dificuldades que você enfrenta no seu dia-a-dia. Com esses dados, nossa equipe irá otimizar o decorrer das aulas ao longo da sua jornada de 6 semanas e vamos produzir mais conteúdo relacionado às suas necessidades, para te auxiliar da melhor maneira enquanto estiver conosco.

Depois do preenchimento do formulário, você deverá aguardar o domingo de início da sua turma.

No domingo de lançamento, o primeiro módulo do amparo (Módulo #1: Ferramentas Essenciais) será liberado e um novo módulo de aulas estará disponível a cada semana durante as 6 semanas de treinamento (dois módulos na última semana).

Você deverá assistir as vídeo-aulas, que são a base de todo o treinamento. Juntamente com cada aula, receberá um resumo em PDF (que poderá ser impresso se você desejar) e material de apoio adicional sobre o conteúdo de cada módulo, caso você deseje se aprofundar mais em determinados assuntos.

A base do treinamento amparo inclui uma ferramenta de Psicologia Comportamental conhecida como Planos de Ação. Você deverá atualizar o seu plano de ação semanalmente caso queira ser acompanhado de perto pelo dr. Alan Niemies, que estará verificando toda a semana a atualização de cada aluno.

Esse plano de ação é preenchido via formulário dentro do site e você receberá todos os direcionamentos para completá-lo ao longo do decorrer do treinamento. Se tiver quaisquer dúvidas, nossa equipe poderá responder por email e dentro da área de membros do site.

Para aproveitar o treinamento amparo ao máximo, você também deverá acessar o Fórum de Discussões, onde terá contato com todos os outros 90 a 100 alunos que estarão participando do curso com você. Nesse espaço você pode conhecer pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades que você e pode compartilhar suas próprias dicas que te auxiliam a vencer essas dificuldades no seu dia-a-dia e manter sua independência, bem como aproveitar as dicas dos outros alunos.

Quais são as evidências científicas por trás do treinamento amparo?

O treinamento amparo é uma abordagem de educação em saúde para pacientes portadores de doenças crônicas. Seus principais alicerces teóricos são três:

  • O conceito de Auto-Eficácia (Self-Efficacy) proposto inicialmente pelos trabalhos do psicólogo Albert Bandura, responsável por contribuições no campo da Psicologia Comportamental com sua teoria da Psicologia Social Cognitiva(1)(2).
  • O Modelo do Cuidado Crônico (Chronic Care Model), propondo que um cuidado crônico ótimo pode ser obtido quando uma equipe multidisciplinar de saúde preparada e proativa interage com um paciente informado e ativo. De acordo com o Modelo do Cuidado Crônico, a nova relação médico-paciente que esta abordagem oferece tem como característica a existência de pacientes ativados participando do seu tratamento em parceria com seu médico(3)(4).
  • O conceito de Autogerenciamento de Doenças Crônicas (Chronic Disease Self-Management), que também baseia-se na auto-eficácia e cujo impacto na saúde a longo prazo tem sido estudado há mais de 30 anos pela pesquisadora doutora em saúde pública Kate Lorig, da Universidade de Stanford(5)(6).

A visão tradicional da Medicina vê os médicos e outros profissionais da saúde como experts em suas áreas e portadores da palavra final em termos de recomendações para seus pacientes. Essa visão vê os pacientes como contribuindo pouco com informações que possam auxiliar no seu tratamento. Porém, uma mudança nesse paradigma vê o portador de doenças crônicas como seu principal cuidador (de si mesmo). Nessa visão, os profissionais da saúde, tanto na atenção primária como nas especialidades, devem ser consultores, auxiliando os pacientes no seu papel(6). Para que isso seja atingido, é necessária a junção do cuidado colaborativo com a educação em autogerenciamento(7).

Um programa de autogerenciamento como o treinamento amparo enfatiza o papel central do paciente no controle de sua doença. Evidências científicas apontam melhorias estatisticamente significativas nos comportamentos em saúde (exercícios, manejo de sintomas cognitivos e comunicação com médicos), auto-eficácia e estado de saúde (fadiga, dispneia, dor crônica depressão e problemas de saúde), bem como menores visitas à emergência, pelos pacientes que participam deste tipo de abordagem(8).

Existem evidências da abordagem de autogerenciamento corroborando seu impacto positivo na saúde de portadores de Artrite(9)(10)(11)(12), Fibromialgia(12), Diabetes Tipo 2(13)(14)(15), Dor Lombar Crônica(16), Doença Renal Crônica(17), dentre outras doenças.

Além disso, estudos específicos também já atestaram eficácia positiva desse tipo de intervenção utilizando a internet como meio de comunicação(18)(19)(20)(21).

Também constatou-se que uma abordagem semelhante ao treinamento amparo foi efetivo em reduzir custos de saúde pública dos seus participantes em avaliações aos 6 e 12 meses após a intervenção, resultado de redução significativa das visitas à emergência (5%) e hospitalizações (3%), significando uma redução média de gastos públicos em potencial de US$364 por participante por ano(21).

  1. Bandura, Albert. “Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change.” Psychological review 84.2 (1977): 191.
  2. Bandura, A., Social foundations of thought and action : a social cognitive theory. 1986, Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall.
  3. Bodenheimer, Thomas, Edward H. Wagner, and Kevin Grumbach. “Improving primary care for patients with chronic illness.” Jama 288.14 (2002): 1775-1779.
  4. Bodenheimer, Thomas, Edward H. Wagner, and Kevin Grumbach. “Improving primary care for patients with chronic illness: the chronic care model, Part 2.” Jama 288.15 (2002): 1909-1914.
  5. Lorig, Kate R., et al. “Effect of a self-management program on patients with chronic disease.” Effective clinical practice: ECP 4.6 (2001): 256-262.
  6. Holman H, Lorig K. Patients as partners in managing chronic disease. BMJ. 2000;320:526-527.
  7. Bodenheimer, Thomas, et al. “Patient self-management of chronic disease in primary care.” Jama 288.19 (2002): 2469-2475.
  8. Lorig, Kate R., et al. “Effect of a self-management program on patients with chronic disease.” Effective clinical practice: ECP 4.6 (2001): 256-262.
  9. Lorig, Kate, et al. “Outcomes of self‐help education for patients with arthritis.” Arthritis & Rheumatism: Official Journal of the American College of Rheumatology 28.6 (1985): 680-685.
  10. Lorig, Kate R., Peter D. Mazonson, and Halsted R. Holman. “Evidence suggesting that health education for self‐management in patients with chronic arthritis has sustained health benefits while reducing health care costs.” Arthritis & Rheumatism: Official Journal of the American College of Rheumatology 36.4 (1993): 439-446.
  11. Lorig, Kate, and Halsted R. Holman. “Long-term outcomes of an arthritis self-management study: effects of reinforcement efforts.” Social science & medicine 29.2 (1989): 221-224.
  12. Lorig, K. R., Ritter, P. L., Laurent, D. D., & Plant, K. (2008). The internet‐based arthritis self‐management program: A one‐year randomized trial for patients with arthritis or fibromyalgia. Arthritis Care & Research: Official Journal of the American College of Rheumatology, 59(7), 1009-1017.
  13. Norris, Susan L., Michael M. Engelgau, and KM Venkat Narayan. “Effectiveness of self-management training in type 2 diabetes: a systematic review of randomized controlled trials.” Diabetes care 24.3 (2001): 561-587.
  14. Norris, Susan L., et al. “Self-management education for adults with type 2 diabetes: a meta-analysis of the effect on glycemic control.” Diabetes care 25.7 (2002): 1159-1171.
  15. Lorig, Kate, et al. “On-line Diabetes Self-Management Program, A Randomized Study.” Diabetes care (2010).
  16. Lorig, Kate R., et al. “Can a Back Pain E-mail Discussion Group improve health status and lower health care costs?: A randomized study.” Archives of internal medicine 162.7 (2002): 792-796.
  17. Blickem, Christian, et al. “The clinical and cost-effectiveness of the BRinging Information and Guided Help Together (BRIGHT) intervention for the self-management support of people with stage 3 chronic kidney disease in primary care: study protocol for a randomized controlled trial.” Trials 14.1 (2013): 28.
  18. Ritter, Philip, et al. “Internet versus mailed questionnaires: a randomized comparison.” Journal of Medical Internet Research 6.3 (2004).
  19. Lorig, Kate R., et al. “Internet-based chronic disease self-management: a randomized trial.” Medical care (2006): 964-971.
  20. Lorig, Kate R., et al. “The internet‐based arthritis self‐management program: A one‐year randomized trial for patients with arthritis or fibromyalgia.” Arthritis Care & Research: Official Journal of the American College of Rheumatology 59.7 (2008): 1009-1017.
  21. Kate Lorig RN, D. R. P. H., et al. “Online Diabetes Self-Management Program.” Diabetes Care 33.6 (2010): 1275.
  22. Ahn, SangNam, et al. “The impact of chronic disease self-management programs: healthcare savings through a community-based intervention.” BMC Public Health 13.1 (2013): 1141.

Ao comprar o treinamento, você contribui com o projeto Médicos de Rua Curitiba

10% do valor bruto das vendas são direcionadas à causa

O Médicos de Rua - Curitiba é um projeto que tenho o orgulho de poder acompanhar de perto, em minha cidade. Trata-se de um projeto social que busca prestar atendimento multidisciplinar a moradores em situação de vulnerabilidade, fornecendo atendimento médico, odontológico, jurídico e veterinário a esta população tão carente.

Ao adquirir o treinamento amparo, 10% da verba bruta adquirida é revertida para o projeto. Mesmo que você não tenha interesse em comprar o treinamento amparo, conheça a iniciativa, participe e compartilhe!

Comece agora

Garanta sua vaga!

Quero me inscrever >
de R$579,00 por apenas
6x de
R$
45
,95
ou R$249,00 à vista
Razão Social: Alan Christian Niemies Treinamento em Desenvolvimento Profissional - CNPJ: 30.954.751/0001-08
amparo
Dúvidas? Converse conosco
Dúvidas? Converse conosco
Perguntas, dúvidas, problemas? Estamos aqui para lhe ajudar!
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Por favor, tente novamente mais tarde.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Entre em contato com um de nossos atendentes.
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada
A conversa foi útil? Dê seu voto para está sessão de chat.
Bom Ruim